top of page
Foto do escritorLuis Bernardes

10. Segredos da Pérsia | Dia 10 2024.04.14

Atualizado: 23 de abr.


Ano de 1403.


No Irão estamos no ano de 1403. É verdade. O ano novo Noruz, começou no dia 20 de março, com o equinócio da Primavera.

Por curiosidade, este ano, o Noruz, coincidiu com o Ramadão. O Noruz é comemorado quase durante um mês inteiro.

O calendário persa tem como início (o ano I) da Hégira de Maomé de Meca a Medina, que aconteceu no ano 622 da era cristã.

Bem, hoje temos muito que contar. Primeiro sobre a chegada a Iazd. É uma cidade de 600 mil habitantes. Com mesquitas lindíssimas e a parte antiga da cidade que parece mais um filme. É reconhecida pela UNESCO como património da Humanidade e por esse facto está muito bem preservada. Parece que somos transportados para o Aladino das mil e uma noites.

Tem também um quarteirão habitado pelos Zaroastritas, minoria que habita no Irão e na Índia.

Fomos de imediato para o Hotel Oriental, na cidadela de Iazd. Recomendo. Construído em Adobe. Muito giro.

Eram horas de jantar. Percorremos as ruas da Medina. Parecia uma criança feliz d de entro so filme do Aladino. Estás ruelas são linda, cheias de lojas com muito bom, cafés, restaurantes. Com vida.

À nossa espera no restaurante estava a namorada do Mansour e que vive em Yazd. De nome Nanuch. Muito simpática, feroz opositora do regime e que jantou sem o hijab.

O restaurante, girissimo, com um pateo no seu meio e com um estúdio e galeria de arte de cerâmica, tinha algumas mesas cheias e várias mulheres também sem o hijab posto a preceito. Jantámos no terraço. Jantar divertido e muito animado.

Saímos pelas ruelas da Medina e fomos a enviados pela chuva.

Chegados ao hotel começou a chuva de mensagens de Portugal. Tudo a tratar dos aviões de regresso. Alguns a querer ficar. Já por volta da meia-noite vem a notícia dos ataques a Israel. Aí, até eu, decidi que era hora de voltar. A Sofia, em Óbidos, já em stress a tratar-me d compra do bilhete de avião. Turkish, Emirates. Dia 16, depois dia 15. Bilhete comprado. Mais uma chuva de mensagens de Portugal sempre com respostas do que realmente se passava por aqui connosco.

Ou seja tranquilos, sem pânicos e a aguardar serenamente pela evolução da coisa. Duas da manhã. No pátio chove copiosamente. Melhor dormir. Muito cedo teríamos de estar prontos para sair.

Tudo tratado pela Nomad e depois de fotografias tiradas e de uma

Despedida muito emocionada e sentida da gerente do hotel, seguimos para o nosso transporte. Uma carrinha com muito bom aspeto. De marca iraniana. É onde vamos neste momento. Dado que os voos estão todos cancelados, vamos de Iazd até à fronteira com a Turquia. O nosso ponto de saída. São 1.200 km’ s. Devemos chegar amanhã. O ritmo da condução é elevado. Soubemos agora que a CNN falou neste grupo de tugas. Acho que somos os únicos por sestas bandas. Já teremos feito quase 300 km’s.

Também, com a ajuda vinda de Óbidos, já contactei a embaixada de Portugal em Teerão.

Tudo tranquilo, tudo em paz

Take 1 do dia feito 😁



79 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo

3 Comments


mariahelenaribeiro2
Apr 14

Que aventura rapaz! Bom regresso!

Like

Maria Teresa Magalhaes
Maria Teresa Magalhaes
Apr 14

Regressa bem e com uma história com fim feliz para contar Até breve

Like

Jose Bernardes
Apr 14

Bom regresso, boa viagem. Grande pontaria, mais uma aventura!

Like
bottom of page